terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

APRESENTAÇÃO DO SENHOR!

O que é a festa da apresentação do senhor !?

02 de Fevereiro – Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada!

Na Festa da Apresentação do Senhor Jesus no Templo, todo dia 02 de fevereiro, a Igreja celebra a tão esperada chegada e apresentação do Salvador do mundo. A Lei de Moisés prescrevia que, após 40 dias do nascimento, todo primogênito tinha que ser apresentado no Templo de Jerusalém e significava também a purificação da mãe. Para José, Maria e Jesus não haveria necessidade uma vez que eles sabiam que seu filho era o Salvador do Mundo e que Maria sempre foi pura, mas num ato de humildade e obediência, eles cumpriram a Lei de Moisés.

Simeão, homem justo e piedoso, esperava a chegado do Salvador e soube, por revelação Divina, que não morreria antes de vê-Lo com seus próprios olhos, então, impelido pelo Espírito Santo de Deus, foi ao Templo naquele dia e, ao ver Jesus proclama: “…meus olhos viram a tua salvação que preparaste a vista de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel”. Por isso a Igreja tem o costume de abençoar e acender as velas no início da Celebração: por que foi apresentado ao mundo o Salvador, Aquele que é A Luz que Ilumina as nações e que é a Glória de Israel!

PARA IMPRIMIR E COLORIR 👇

domingo, 10 de janeiro de 2021

BATISMO DO SENHOR - 10/01/2021


O BATISMO DO SENHOR 

Com o batismo do Senhor, passamos do tempo do Natal ao tempo litúrgico comum. Tempo que vai nos revelar a missão de Jesus e o chamado feito a cada um de nós no dia do nosso batismo: sermos anunciadores da boa-nova do reino.

Enquanto João Batista prega a conversão dos pecados, Jesus vem e entra no rio Jordão, como todo o povo, para ser batizado. Mesmo sem precisar da remissão dos pecados, Jesus busca o batismo e se solidariza com o povo, une-se com quem deve ser salvo. Ao mesmo tempo, é revelado como o Filho amado do Pai celeste e recebe o Espírito que o investe da missão de profeta, sacerdote e rei.
Ao celebrar a festa de hoje, somos levados a refletir também sobre o nosso batismo. A exemplo de Jesus, ao sermos ungidos com o óleo batismal, desce sobre cada um o Espírito e somos proclamados filhos e filhas amados do Pai. Isso constitui grande alegria e nos leva a reconhecer no batismo, mais do que um peso sobre as costas, um dom, predileção de Deus, vocação à fé comprometida com o projeto de Jesus.
Recebendo o Espírito no batismo, fomos habilitados para a missão. Unidos a Jesus e a exemplo dele, tornamo-nos sacerdotes (servidores do culto), profetas (servidores da Palavra) e reis (servidores do povo de Deus).
Batizados em nome da Santíssima Trindade, entramos a fazer parte da comunidade, a grande Família de Deus. É aí que alimentamos nossa fé e fortalecemos nosso compromisso com Jesus e com os irmãos.
Nosso principal compromisso é seguir o caminho de Jesus, procurando viver uma vida nova, passando da solidariedade no pecado à solidariedade no amor e assumindo o projeto de uma vida livre da injustiça e da corrupção. Jesus passou a vida fazendo o bem; somos convidados a imitá-lo.

PARA COLORIR 👇

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

OS REIS MAGOS



Você conhece a história dos 3 reis magos !?

Segundo a narrativa bíblica, os reis magos vieram do Oriente à procura do recém-nascido menino Jesus a fim de adorá-lo e oferecer-lhe presentes. Apesar de serem descritos em algumas versões da Bíblia apenas como magos (termo utilizado para referir-se a homens sábios, eruditos), essas figuras foram convertidas ao longo da história em reis, por isso, são conhecidos hoje como “três reis magos”.

O relato feito na Bíblia a respeito da visita dos magos ao recém-nascido Jesus é bem simples. Encontrada no livro de Mateus 2:1-12, a narrativa conta que Jesus nasceu em Belém quando Herodes era rei de Israel. Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém, e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.

Durante o percurso, os magos depararam-se com Herodes, que os orientou a encontrar o recém-nascido e, assim, trazer informações mais precisas sobre onde ele estava. Apesar de na narrativa bíblica Herodes afirmar aos magos que queria prestar culto a Jesus, na verdade, o rei estava apavorado e queria matar o menino. Os magos partiram para Belém e, guiados pela estrela, encontraram Jesus.

Os magos, então, ofereceram ao menino Jesus três presentes: incenso, mirra e ouro. Após isso, foram avisados por Deus em um sonho que não deveriam informar nada a Herodes e, assim, retornaram para sua terra por outro caminho.

ATIVIDADE 
1- De onde vieram os 3 reis magos !?
                                                                                           

2- Quem eles procuravam ? 
a) Jesus 
b) Herodes 
c) João Batista 

3- O que eles ofereceram a Jesus ? 
                                                                                            

VAMOS COLORIR !